Como tudo começou

O Projeto Descubra Aldeia iniciou-se com um grupo de empreendedoras no ano de 2017, onde foram criadas algumas ações para promover o comércio local, através de cupons de descontos e promoções.

No ano de 2019, muitos comércios começaram a fechar as portas. Preocupadas, este grupo de empreendedoras reuniu-se novamente para encontrar formas de fomentar o comércio em Aldeia da Serra. Foi então que surgiu a ideia de iniciar um projeto mais ambicioso, intitulado Descubra Aldeia. O convite foi estendido para todo os comerciantes da região e, em apenas duas semanas, o grupo havia aumentado para cerca de 90 estabelecimentos.

Após isso, algumas reuniões foram realizadas e ações começaram a ser colocadas em prática. A primeira delas foi buscar a orientação do SEBRAE, que prontamente reuniu-se com o grupo, trazendo cursos de gestão financeira, marketing digital, gestão de pessoas e consultoria para os empresários interessados. Todos os cursos foram realizados em Aldeia da Serra, facilitando o deslocamento e otimizando o tempo destes empresários.

Enquanto os cursos eram ministrados, paralelamente, iniciou-se a criação do Guia Descubra Aldeia, que teve a adesão de 72 estabelecimentos e uma tiragem de 10.000 exemplares. O guia foi distribuído tanto na região de Aldeia da Serra como no seu entorno, aumentando também o interesse no comércio local à não residentes de Aldeia da Serra.

A execução destas duas ações deu-se em apenas 15 dias!

Em fevereiro de 2020, uma importante reunião foi realizada com o apoio do SEBRAE, para orientar o grupo sobre a melhor forma de se organizarem. Dentre as ideias discutidas, ficou definida a criação de um comitê de empresários. Formou-se então uma comissão, com o objetivo de redigir um estatuto e formalizar este comitê.

No dia 4 de março, a comissão se reuniu e foi elaborado uma primeira versão do estatuto, marcando oficialmente o início do projeto.

O Projeto

O Descubra Aldeia é um projeto sem fins lucrativos e tem como objetivos:

  • Fomentar a economia local
  • Promover ações solidárias
  • Criar parcerias entre os estabelecimentos
  • Promover eventos
  • Estimular o relacionamento social na região

Para participar do comitê, o estabelecimento precisa ter um CNPJ ativo e estar estabelecido num ponto físico comercial em Aldeia da Serra.

Inicialmente não há taxas para associação nem manutenção. Todas as ações são propostas pelos próprios comerciantes e discutidas com todo o grupo. A participação não é obrigatória e muitas vezes sequer geram custos. As ações que geram custos são sempre dividas entre os interessados.

Deveres do Comerciante

É dever do comerciante promover e divulgar as ações definidas pelo Descubra Aldeia, fortalecendo assim o grupo e aumentando as chances de sucesso.