Descubra Aldeia da Serra
A bucólica e charmosa Aldeia da Serra, construída a partir de 1980, era a “menina dos olhos” do Engenheiro Yojiro Takaoka e foi idealizada para resgatar os ares de vila antiga de interior, transmitindo a seus moradores e visitantes qualidade de vida, tranquilidade e contato com a natureza. Suas construções mais antigas ao estilo colonial e os novos e modernos empreendimentos se misturam criando uma harmonia perfeita e trazendo ainda mais encanto a esse pedaço de paraíso, localizado a apenas 40 minutos da caótica cidade de São Paulo.
É o local perfeito para passear com a família, descansar, apreciar a paisagem e estar em contato com a natureza, descobrir o interessante comércio local e curtir um dia agradável, distante de stress, trânsito e correria.
Tem um clima agradável, é muito florida na primavera; dias quentes e movimentados no verão, folhas avermelhadas caindo das árvores marcam bem o outono. O inverno é uma época especial em Aldeia, as noites são bem frias e atrativas para quem gosta de um bom vinho.
O bairro é constituído por 6 condomínios residenciais e 3 centros comerciais, tem uma área de cerca de 4,5 milhões de m2, situado a 1.050m acima do nível do mar, entre a cidade histórica de Santana de Parnaíba e Barueri.
O clima romântico é propício para desfrutar um delicioso café, em uma das cafeterias graciosas da região, ou aproveitar o jantar em algum dos charmosos e aconchegantes restaurantes, que servem pratos especiais nessa época.
O espaço Vila Teresa (antigo stand de vendas Takaoka), logo depois do Portal de Aldeia da Serra, e a Paróquia Santo Antônio foram as primeiras construções do bairro.
Construída ao estilo colonial e rica em detalhes, a pequena Igreja encanta a todos e faz com que noivas se deslumbrem e sonhem ainda mais com o grande dia.
A Paróquia também promove algumas festas beneficentes ao longo do ano, entre elas a famosa Festa Junina de Aldeia da Serra e a Festa das Nações, com shows, comidas típicas e diversão para a criançada.
O coreto, que fica ao lado da Igreja, é outro ponto de parada obrigatória para quem visita Aldeia da Serra. Com jardins lindos, muito floridos e bem cuidados, dando visibilidade para os condomínios Morada dos Pinheiros e Morada dos Pássaros e para o comércio que foi se desenvolvendo na região. Com certeza é um dos pontos mais bonitos de Aldeia.
O pôr do sol visto do coreto é digno de novela. Um cenário perfeito para as juras de amor e fotos de casais apaixonados.
O Lago Orion já foi cenário para novelas e comerciais devido à sua beleza natural. Uma área conservada, arborizada e de visual deslumbrante, é uma ótima pedida para passeios com a família, pets ou para gostosos piqueniques com as crianças.
Carinhosamente chamado de “lagão” pelos moradores de Aldeia, uma ótima dica é visitá-lo já preparado para uma caminhada rica em ar puro, cercada por diversas espécies de flores, árvores e acompanhada pelas “estrelas”, os bichinhos, que lá residem e fazem a alegria dos pequenos. E no caminho tem mais dois lagos, menores, mas muito bonitos também.
E para quem curte algo mais radical, Aldeia da Serra também tem seus atrativos, sim! A Serra em si já é atrativa para passeios de bike e caminhadas, bem como as regiões em seus arredores, composta de sítios e chácaras, e a estrada dos Romeiros, que liga Aldeia à Santana de Parnaíba.
Também conta com diversas trilhas off-Road para quem quer viver um pouco mais de aventura – seja de bike, de moto ou mesmo a pé! Existe até uma cachoeira com caminhos cheios de encanto, mas de mata fechada que necessita de experiência para encarar a trilha. Todos os sábados e domingos pela manhã as ruas se enchem de ciclistas e equipes de corrida, que fazem de Aldeia da Serra um destino ideal para atletas de todos os níveis.
Com 130 mil m2 de área verde, o Clube Aldeia da Serra está localizado na estrada de acesso de Aldeia da Serra. Foi construído em 1987, pelo engenheiro Yojiro Takaoka, para que os moradores tivessem um local completo de lazer e recreação com a família, e foi oficializado, como clube, em 1991.
Um lugar lindo, arborizado e bem cuidado, com uma vista espetacular para a mata e as montanhas, com todos os equipamentos de um bom clube, inclusive com espaço para eventos. Sempre aberto para visitantes que queiram conhecê-lo.
Texto escrito por: Paula Franceschi, Rosana Koza e Victoria Hahn Kakas Galassi.
Revisado por: Rosana Koza, Victoria Hahn Kakas Galassi, Glênio Rosa.
Informações baseadas no livro Yojiro Takaoka: o construtor de sonhos. (Even Sachi)